Disciplina de Mídias
Vídeos
Pac-Man Corporal
O jogo eletrônico escolhido pelo grupo foi o Pac-Man. O objetivo desse jogo é comer todas bolinhas sem ser pego pelos fantasminhas tendo 3 vidas cada jogador.A prática foi dividida em três momentos com a turma da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus.
No primeiro momento a turma teve a vivência do jogo eletrônico propriamente dito para introduzi-los ao que seria ambiente do jogo real, e alguns objetivos interligados a prática.
Depois de vivenciarem o jogo em si os alunos foram divididos em funções sendo o Pac-Mann, fantasminhas, bola de pontuação e bola especial de pontuação. Depois da divisão das funções de cada um foi feito o pique linha introduzindo algumas regras do Pac-Man com limitações de espaço e objetivos diferentes.
No último momento já com as práticas vivenciadas pelos alunos na aula passada, foi construído o campo do Pac-Man propriamente dito na quadra, sendo assim o Pac-Man humano em si foi aplicado e simultaneamente os alunos iam trocando de funções e todos vivenciando cada uma das funções.
Durante a execução da prática todos os alunos estavam participando efetivamente e em uma roda final, os alunos deram suas opiniões sobre a prática do Pac-Man humano.
Após a experiência que já tivemos durante o estágio no ensino fundamental I, que nos oportunizou levar aos alunos o Pac-Man do virtual para o mundo real dentro da aula de Educação Física. Analisamos cuidadosamente alguns erros que aconteceram durante a prática no estágio e fizemos algumas modificações para que ficasse melhor e de fácil entendimento para nossa turma na Faculdade. Seguimos o mesmo objetivo do jogo virtual, onde o Pac-Man tem que capturar as bolinhas no labirinto. Transformamos o Pac-Man virtual em um pega-pega no labirinto, cada integrante representava um personagem do jogo.
O Pac-Man era o pegar e as bolinhas menores a presa, as bolinhas maiores (especiais) possibilitava o Pac-Man comer os fantasminhas, e os mesmos quando o Pac-Man estava sem a bolinha grande os capturava. Na prática em nossa faculdade montamos um labirinto gigante em nossa quadra, distribuímos os personagens para os nossos colegas de sala, e todo Pac-Man tinha 2 vidas para capturar o máximo de bolinhas pequenas, grandes e fantasminhas quando era possível os capturá-los. Cada personagem do jogo tinha uma pontuação (bolinhas pequenas 1 ponto; bolinhas grandes 3 pontos e fantasminhas 5 pontos). Todos ficaram espalhados pelo labirinto e quando o Pac-Man entrava no labirinto começava o jogo (pega-pega), todas as bolinhas que eram capturadas ficavam paradas no local onde foram capturadas bloqueando assim a passagem por ali, os fantasminhas quando capturados os mesmos retornavam para o quadrado estabelecido a eles no início e eram soltos novamente no decorrer do jogo, as bolinhas grandes quando capturadas possibilitava ao Pac-Man 30 segundos para capturar os fantasminhas, após o tempo os mesmos voltavam a pegar o Pac-Man.
Todos capturados retornavam novamente para o jogo quando o Pac-Man era capturado. O vencedor era o que fizesse a maior pontuação na somatória das 2 vidas. Tivemos a participação de quase toda a turma durante a prática, e no final fizemos uma roda de conversar com toda a turma, onde recebemos alguns elogios e algumas sugestões para melhorar ainda mais a prática. Foi muito gratificante para todos os integrantes do grupo ter participado da construção e realização do jogo tanto no estágio quanto na faculdade.
Mario Word Corporal
O grupo escolheu o Jogo Mário World por ter feito parte da infância da maioria dos integrantes, o que facilitaria o processo de transferência dos elementos do jogos pra realidade. Trouxemos o máximos de elementos que conseguimos para aproximar mais do jogo virtual, desde a questão das vidas, cogumelos, Yoshi, ovos do Yoshi, tempo de jogo, etc.
Tentamos fazer um link do jogo com o Parkur que é uma prática da educação física, relacionando assim também com a nossa realidade.
Após a apresentação de todos os trabalhos e em conjunto as atividades que o professor nos deu, acreditamos ser bem possível trabalhar com os jogos eletrônicos dentro das Aulas de Educação Física e assim conseguir prender mais a atenção dos nossos alunos, transformando o que até então era um empecilho nas aulas (celulares e jogos eletrônicos) em algo positivo para as aulas.
Ballons Pop e Jogo da Cobrinha Corporal
Após algumas modificações, o grupo resolveu se utilizar de dois jogos eletrônicos simples: o Ballons Pop e o jogo da cobrinha, com objetivo de utilizar do jogo da atividade jogo da cobrinha eletrônico e Ballons pop para a prática utilizando o movimento corporal valorizando o conceito da atividade física.
Utilizar do jogo da cobrinha para respaldar o tema inclusão na escola com o preconceito com os deficientes visuais.
Utilizamos de um slide para a parte teórica, com contexto histórico e explicação do tema transversal. E para demonstrar o jogo, passamos um vídeo explicativo.
Durante a primeira atividade que foi do Ballons Pop, a sala reagiu muito bem com a proposta, a maioria participou e houve muita interação, não deixando de lado o objetivo que era além de estourar os balões, fazer alguma atividade prática relacionando com a importância da atividade física.
Depois partimos para a segunda atividade que foi o jogo da cobrinha, onde havia um caminho a ser percorrido, a cobrinha era cega, e o colega que estava atrás guiava ela.
Essa segunda atividade foi um pouco mais demorada, devido à dificuldade de capturar os colegas com a venda. Porém muito interessante e a sala também foi bem participativa.
Logo após ouvimos os feedbacks da turma, onde foram colocados alguns pontos interessantes e dicas de como melhorar as atividades.
Nós do grupo acreditamos ser possível a utilização dos jogos eletrônicos nas atividades escolares, a fim de trabalhar os mais variados temas transversais, como provado em nossas atividades, essas práticas trazem a diversão, a interação e o pensamento crítico dos participantes, pontos de suma importância na Educação Física escolar.
Comentários
Postar um comentário