PIBID






Dia 02/03/2023

Escrito por Ana Luiza de Paiva Pinto


No dia 02/03/2023, foi realizada uma reunião dos participantes do PIBID, onde o intuito era apresentar as atividades práticas dos temas escolhidos pelos alunos. A discussão foi iniciada na sala do GEPROFEF e logo direcionada para a quadra, para a execução das práticas.


OBS: O primeiro grupo do tema: Cultura Indígena, expos os fatos sobre a pouca valorização, visualização e conhecimento, sobre os povos indígenas brasileiros, sendo abordado apenas no que chamamos, de forma estereotipada, de “Dia do Índio”, comemorado em dezenove de abril desde 1940.
Aula Prática Cultura Indígena 1:
Material Usado: Folha sulfite com impressões de alguns instrumentos da cultura indígena;


• Primeiro, foi apresentado aos alunos imagens impressas dos instrumentos indígenas, nesta atividade foram usados o cesto, o arco e o maracá;


• No segundo passo, dividiu-se os alunos presentes em três grupos;


• E em terceiro, a missão era encontrar os pares dos desenhos apresentado no início, os quais estavam escondidos pelo CeCaes(Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde), mas para isso, foi dada dicas referentes aos lugares que cada imagem estava e um membro do grupo responsável pela prática, acompanhou os participantes.


A atividade é uma variação da brincadeira “Biscoitinho Queimado” ou “Caça ao Tesouro”.


Para a conclusão da aula prática, foi feita uma roda de “feedback”.



Aula Prática Cultura Indígena 2:
Material usado: apito;


•Primeiro, as pessoas presentes receberam nomes e funções: Onça (Pegadora), Passarinho (Cantar para os porquinhos) e Porquinhos (Fugirem da onça, sempre que o passarinho cantar);


•No segundo passo, os Porquinhos foram organizados em fila (todos sentados), a onça ficou no local próximo aos porquinhos, mas possuía espaço suficiente para que a brincadeira funcionasse e o passarinho estava do lado oposto à onça;


• Sempre que o Passarinho cantava (utilizava o apito), o último porquinho da fila, teria que correr para o início da fila sem ser pego pela onça, se o porquinho fosse pego ele deveria trocar de lugar com a onça que o pegou, se não o jogo continuava.


Para a conclusão da aula prática, foi feita uma roda de “feedback”, onde houve sugestões de variações da brincadeira.


Aula Prática Parkour:
Material usado: Cordas, Steps, colchonetes, tatame de EVA, coletes e argola.


•Primeiro o grupo responsável pela prática explicou que o percurso foi baseado no jogo digital “Subway Surf”.


•As cordas serviram para trabalhar o equilíbrio (simulando locais estreitos), os Steps, para dar saltos com apoios (simulando muros), os colchonetes serviram para que os rolamentos acontecem de forma segura.


•Assim como no Subway Surf, o percurso também possuía objetos para representar o lixo, neste caso utilizamos coletes, pelo caminho, os quais deveriam ser recolhidos e depositados no recipiente montado pelos fragmentos do tatame de EVA, o qual representava o cesto de lixo, considerando que o tema abordado pelo grupo obtinha caráter de conscientização ao meio-ambiente.


Para a conclusão da aula prática, foi feita uma roda de Feedback.








Dia 20/04/2023
Escrito por Lucas Gregio

No dia 20\04 (quinta-feira) houve uma reunião presencial com o intuito de apresentar o material didático digital dos grupos do PIBID. Para dar início ao nosso encontro semanal, foi realizada a apresentação dos novos integrantes, onde cada um se apresentou dizendo seus respectivos nomes e em qual período do curso frequenta.


Posteriormente, o coordenador Arnaldo Leitão explicou brevemente para os novos participantes como funciona o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, como está o andamento dos grupos com seus projetos e também foi explicado que entrará mais 8 novos bolsistas, além dos voluntários.


Dando início as apresentações dos projetos, o grupo do ciclismo na escola começou falando sobre a construção do seu material didático digital (ebook). Foram elaboradas algumas aulas para serem aplicadas já dentro da escola, além de atividades para casa e vídeos para melhor entendimento das crianças, sendo que, o material é voltado para os alunos, contendo uma linguagem de fácil entendimento.




Na sequência, o grupo dos jogos indígenas e do parkour exibiram suas construções, os quais, também apresentavam a elaboração de suas aulas, atividades e vídeos.









Os projetos apresentados neste dia ainda se encontram em fase de construção, desta forma, abriu-se um momento para que os presentes desses sugestões visando melhorar os materiais.

Depois das apresentações e sugestões, foram dados alguns recados:


Os novos integrantes do programa escolherão um grupo para entrar e participar na continuidade do projeto;


Após 15 dias (04\05) haverá outro encontro presencial, agora para apresentar o material didático pronto;


Ocorrerá reuniões com o supervisor e reuniões para montar o projeto até o dia da apresentação geral (04\05).

Dado os recados, aconteceu o fim do encontro presencial dos integrantes do PIBID.


Dia 05/05/2023

Escrito por Maria Cecíllia Pereira Mendes Oliveira


I – Conversar sobre o Congresso Internacional De Educação Física de Muzambinho;


II – Elaboração de camiseta para o PIBID ;


III- Apresentação dos E-books construídos pelos grupos.


No dia 05/05/2023, foi realizada uma reunião dos participantes do PIBID, onde o intuito era apresentar os e-books construídos pelos grupos. A discussão foi iniciada na sala do GEPROFEF. Primeiramente foi discutido sobre o Congresso Internacional de Educação Física, que acontecerá no CECAES em Muzambinho que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho.
Após essa discussão o Coordenador Arnaldo, sugeriu para os discentes publicarem resumos sobre os materiais construídos até agora. Em seguida começaram as apresentações dos e-books, o primeiro grupo foi o do ciclismo, os alunos que produziram fizeram uma crítica ao próprio ebook, falaram que a questão estética está dando a falhar, e que tentaram melhorar. O Coordenador Arnaldo aconselhou mudanças para que o ebook volte mais para o aluno.
Dando continuidade o grupo do parkour começou a apresentar seu ebook já definido, ele foi estruturado em forma de quadrinhos, uma ideia que deixa o e-book mais atrativo, ainda será adicionado um vídeo autoral ensinando como baixar um aplicativo digital “Subway surfers”.
O último grupo, de jogos e brincadeiras indígenas, fizeram várias modificações em questões estéticas, também trouxeram o ebook em forma de quadrinhos, mas foi questionado a forma em que passaram a aula nos quadrinhos. Foi sujeito a algumas mudanças.







Dia 25/05/2023

Escrito por Maria Laura Michelin

    No dia 25/05/2023 às 09:09 foi iniciada mais uma reunião geral do PIBID. Antes das pautas serem abordadas de fato, os novos bolsistas receberam as parabenizações e instruções sobre as atividades obrigatórias do programa.
Sem mais delongas, o coordenador Arnaldo apresentou o livro sugerido pela palestrante Mariza em um dos ciclos de formação, com o intuito de fomentar a leitura dos membros, de maneira que cada grupo passasse a ler alguns capítulos por semana.
    A respeito do desenvolvimento das aulas elaboradas, os grupos que já iniciaram as intervenções na escola relataram suas experiências e, com isso, as dificuldades, acertos e possíveis modificações. Entre algumas citações é possível exemplificar: noção de derrota e vitória, paciência em esperar, participação coletiva, entre outros.
    Nos momentos finais foi realizada uma dinâmica em conjunto, na qual todos escreveram, secretamente, uma desavença que consideravam relevante e uma possível solução para essa, por sorteio foi sendo lido e discutido cada caso, buscando assim unir e garantir melhor convívio como grupo em geral. Além disso, foi deixada a tarefa de ler a carta de Paulo Freire, disponível em livro ou pdf, e redigir sua própria versão para outro membro, valorizando as qualidades e pontos positivos do destinatário.


Dia 06/06/2023

    No dia 06/06 (terça-feira), foi discutido a possibilidades dos futuros congressos e em seguida, exposto e analisado as experiências e desafios enfrentados e possíveis modificações nas próximas intervenções dos grupos na escola. Depois, como proposto na reunião anterior, uma dinâmica referente ao livro de Paulo Freire, “PROFESSORA SIM; TIA, NÃO” na qual lendo a Quarta carta do livro, com o título: “Das qualidades indispensáveis ao melhor desempenho de professoras e professores progressistas” escreveríamos uma carta relacionando os principais aspectos, sendo eles: humildade, coragem, tolerância, amorosidade e o amor armado, destinando ela a um amigo na qual depois teríamos que adivinhar os destinatários das devidas cartas.



    Dando início a carta de Laurinha onde ela escreve para suas antigas colegas de quarto, formando com o início de cada parágrafo a sigla “MATCH” nome dado ao local em que moravam juntas.



   Em seguida, Ana escreveu para Quezia: "Tia Não, mas professora Sim. Para seus alunos. Mas tia sim e professora também para seus sobrinhos e alunos”.



Lucas escreve para sua “gema”, colega de classe e do grupo Laurinha.



    Finalizando com a frase da carta da Maria Cecília em que ele escreve para os novos Pibidianos e professores em construção: “Escolher licenciar é não ser silenciado.”



Dia 06/06/2023






Dia 10/08/2023








Comentários

Postagens mais visitadas