Educação Física: Temas Emergentes Para Um Mundo (Im)possível
“Educações Físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis”
“Educações Físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis” foi o título dado ao curso de extensão lançado em 2020, em resposta aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, destinado a alunos e professores da área de Educação Física escolar. O projeto foi realizado integralmente em formato virtual, através de 15 aulas controlados ao vivo no YouTube, divididos em 4 módulos, sendo eles:
- 1º módulo – Educação Física: temporalidades e experiências, com 4 encontros;
- 2º módulo – Mídias e tecnologias na Educação Física escolar, com 4 encontros;
- 3º módulo – Educação inclusiva, gênero e relações étnico-raciais na Educação Física escolar, com 4 encontros;
- 4º módulo – Dimensões éticas e políticas nas intervenções pedagógicas da Educação Física escolar, com 3 encontros.
Ao total, o número de inscritos superou 1100 interessados, de todos entes federativos, só não haviam inscritos do Amapá. Quase 200 participantes concluíram mais de 75% do curso, por volta de 500 A experiência formativa no âmbito dos projetos de ensino e extensão do curso “Educações Físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis” tiveram participação ao menos de 50% do curso. A média de interação das lives nos tempos síncronos foi de 300 interações. A média de visualizações ficou 1500, contabilizando os tempos assíncronos.
Gostou? Acesse nosso canal do YouTube para assistir nossos vídeos anteriores e participar dos projetos futuros ou Clique aqui para conferir alguns recortes desse evento.
Confira um pouco do que rolou acessando os nossos cortes.
Módulo 1
Professor progressista da Educação Física e prática progressista
Olhar sobre o papel do estágio
Professor da escola também é pesquisador
Perspectiva coletiva e contextualizada de ação escolar na pandemia
Jogos e brincadeiras em contexto pandêmico: proposta com protagonismo do aprendente
Narrar na Educação Física: caminhos possíveis com Paulo Freire
Consciências por Paulo Freire – Elaine Prodócimo
Narrativas - Elaine Prodócimo
A curiosidade por Paulo Freire – Elaine Prodócimo
Professor pesquisador e produtor de conhecimento
Narrativas – Gabriel Spolaor
Narrativas – Jaqueline Bisse
Narrativas Fotográficas no ensino médio em contexto pandêmico
Vivência na Educação Física infantil: nova cultura corporal de movimento
Desafios do ensino remoto: como pensar o corpo em movimento dentro do isolamento
Módulo 2
Uso Inovador da tecnologia na Educação Física escolar
Possibilidades na Educação Física escolar a partir de uma nova visão dos jogos virtuais
Gamificação exige ludicidade
Brincar na pandemia
Quadribol na prática pedagógica
Relato de experiência pedagógica: Pokémon, Pacman, Harry Potter
Competências da comunicação digital para professores(as)
Literacias digitais
Manifesto onlife
Gamificação incorporation
Realidade virtual: XBOX na Educação Física escolar
Módulo 3
Gênero como organizador da sociedade e da cultura: composição escolar
Controle, disciplina dos corpos e a escola
Tematização de gênero na Educação Física escolar
Por que não conseguimos falar sobre gênero e sexualidade nas escolas?
Pensar sobre gênero na Educação Física/Educação
Gênero como tema central nas aulas de Educação Física
Gênero como categoria analítica
Lutas e transformações sociais com as pautas de gênero
Gênero nas aulas de Educação Física
Futebol generificado: novas perspectivas para o jogar
Influências das famílias no debate sobre o tema cultura negra
Desnaturalizar as violências
Não tematizar apenas
Racismo estrutural
Sensibilizar a comunidade escolar para o debate sobre cultura africana
Corporeidade negra
Coisificação dos corpos negros
Igualdade abstrata
Resquícios higienistas na Educação Física
Experiências docentes no uso dos aplicativos com danças indígenas
Aplicativo para o ensino das danças indígenas
Módulo 4
Educação Física na tessitura de uma sociedade democrática
A escola como lente para uma sociedade democrática
Ensino remoto é também educação remota?
Democracia: “Você está disposto a dialogar sobre o tema?
O que funda uma relação democrática é a simetria, o que funda uma relação pedagógica é a assimetria
Democracia: “Uma invenção que necessita ser constantemente reinventada
Educação Física, compromisso político pedagógico e atualidades
Treinador ou professor de Educação Física? Reflexões no contexto escolar
Posicionamento político e compromisso social da produção acadêmica da Educação Física escolar
Educação libertadora
Reflexões sobre o Mestrado Profissional na Educação Física escolar
Como resistir, não privilegiando os marcadores de dominação?
Formação e trabalho pedagógico docente coletivo
Professor(a) de Educação Física como intelectual transformador
Colonização, entendimento de conteúdo e apropriação cultural
Signagem, relação dos signos e diferentes usos das linguagens
Entre as representações simbólicas e o sentir corporal
Limitações da linguística na compreensão das práticas corporais
O que é aprender?
Como operam os signos
Conceito de signo
Conceito de linguagem
Comentários
Postar um comentário