Educação Física: Temas Emergentes Para Um Mundo (Im)possível

“Educações Físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis”

    “Educações Físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis” foi o título dado ao curso de extensão lançado em 2020, em resposta aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, destinado a alunos e professores da área de Educação Física escolar. O projeto foi realizado integralmente em formato virtual, através de 15 aulas controlados ao vivo no YouTube, divididos em 4 módulos, sendo eles:

  • 1º módulo – Educação Física: temporalidades e experiências, com 4 encontros;
  • 2º módulo – Mídias e tecnologias na Educação Física escolar, com 4 encontros;
  • 3º módulo – Educação inclusiva, gênero e relações étnico-raciais na Educação Física escolar, com 4 encontros;
  • 4º módulo – Dimensões éticas e políticas nas intervenções pedagógicas da Educação Física escolar, com 3 encontros.

    Ao total, o número de inscritos superou 1100 interessados, de todos entes federativos, só não haviam inscritos do Amapá. Quase 200 participantes concluíram mais de 75% do curso, por volta de 500 A experiência formativa no âmbito dos projetos de ensino e extensão do curso “Educações Físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis” tiveram participação ao menos de 50% do curso. A média de interação das lives nos tempos síncronos foi de 300 interações. A média de visualizações ficou 1500, contabilizando os tempos assíncronos.



             



Gostou? Acesse nosso canal do YouTube para assistir nossos vídeos anteriores e participar dos projetos futuros ou Clique aqui para conferir alguns recortes desse evento.

Confira um pouco do que rolou acessando os nossos cortes. 

Módulo 1

Professor progressista da Educação Física e prática progressista

Olhar sobre o papel do estágio

Professor da escola também é pesquisador

Perspectiva coletiva e contextualizada de ação escolar na pandemia

Jogos e brincadeiras em contexto pandêmico: proposta com protagonismo do aprendente

Narrar na Educação Física: caminhos possíveis com Paulo Freire

Consciências por Paulo Freire – Elaine Prodócimo

Narrativas - Elaine Prodócimo

A curiosidade por Paulo Freire – Elaine Prodócimo

Professor pesquisador e produtor de conhecimento

Narrativas – Gabriel Spolaor 

Narrativas – Jaqueline Bisse

Narrativas Fotográficas no ensino médio em contexto pandêmico

Vivência na Educação Física infantil: nova cultura corporal de movimento

Desafios do ensino remoto: como pensar o corpo em movimento dentro do isolamento


Módulo 2

Uso Inovador da tecnologia na Educação Física escolar

Possibilidades na Educação Física escolar a partir de uma nova visão dos jogos virtuais

Gamificação exige ludicidade

Brincar na pandemia

Gamificação x Modelo de educação tradicional

Quadribol na prática pedagógica

Relato de experiência pedagógica: Pokémon, Pacman, Harry Potter

Competências da comunicação digital para professores(as)

Gamificação

Literacias digitais

Manifesto onlife

Gamificação incorporation

Realidade virtual: XBOX na Educação Física escolar


Módulo 3

Gênero como organizador da sociedade e da cultura: composição escolar

Controle, disciplina dos corpos e a escola

Tematização de gênero na Educação Física escolar

Por que não conseguimos falar sobre gênero e sexualidade nas escolas?

Corpo a partir da cultura

Pensar sobre gênero na Educação Física/Educação

Gênero como tema central nas aulas de Educação Física

Conceito de gênero

Gênero produzindo conhecimento e o modo de conhecer

Gênero como categoria analítica

Lutas e transformações sociais com as pautas de gênero

Gênero nas aulas de Educação Física

Futebol generificado: novas perspectivas para o jogar

Papel do branco e o seu lugar de fala na luta antirracista

Influências das famílias no debate sobre o tema cultura negra

Desnaturalizar as violências

Não tematizar apenas

Racismo estrutural

Invisibilidade de pessoas negras

Sensibilizar a comunidade escolar para o debate sobre cultura africana

Corporeidade negra

Coisificação dos corpos negros

Igualdade abstrata

Resquícios higienistas na Educação Física

Experiências docentes no uso dos aplicativos com danças indígenas

Aplicativo para o ensino das danças indígenas


Módulo 4

Educação Física na tessitura de uma sociedade democrática

A escola como lente para uma sociedade democrática

A Educação Física inserida na área de linguagens

Ensino remoto é também educação remota?

Democracia: “Você está disposto a dialogar sobre o tema?

O que funda uma relação democrática é a simetria, o que funda uma relação pedagógica é a assimetria

Democracia: “Uma invenção que necessita ser constantemente reinventada

Educação Física, compromisso político pedagógico e atualidades

Treinador ou professor de Educação Física? Reflexões no contexto escolar

Posicionamento político e compromisso social da produção acadêmica da Educação Física escolar

Educação libertadora

Reflexões sobre o Mestrado Profissional na Educação Física escolar

Como resistir, não privilegiando os marcadores de dominação?

Formação e trabalho pedagógico docente coletivo

Professor(a) de Educação Física como intelectual transformador

Colonização, entendimento de conteúdo e apropriação cultural

Signagem, relação dos signos e diferentes usos das linguagens

Entre as representações simbólicas e o sentir corporal

Limitações da linguística na compreensão das práticas corporais

O que é aprender?

Como operam os signos

Códigos na cultura corporal

Conceito de signo

Conceito de linguagem


Comentários

Postagens mais visitadas